SOBRE A ESCOLA ERNESTO

O Colégio Professor Ernesto Carneiro Santiago, fundamentado em elementos teóricos da filosofia, das ciências e da fé, se baseia nos  princípios da organização do trabalho educativo . Como instituição  de ensino da rede pública de Minas Gerais, diante do cenário brasileiro e  mundial, reafirma seu compromisso , assumindo a tarefa de educar conforme os valores de cada um dos seus alunos,  na verdade, na justiça e no amor.

Assim, tem na  Educação a base para as transformações necessárias do  individual e coletivo, com uma proposta pedagógica, professores capacitados e motivados que valoriza e destaca a formação humana, por meio dos princípios da autonomia com responsabilidade, da solidariedade , da sustentabilidade, da ética e moral  e do respeito ao bem comum.

Procura   aperfeiçoar o serviço educacional prestado aos alunos e às suas famílias, reconhecendo em cada servidor uma ponte para o sucesso.

Escola Ernesto, uma escola de sucesso.

AQUI    COMEÇA    A    NOSSA     HISTÓRIA

Nossa filosofia

Preparar nossos alunos para que possam num futuro proximo, atuarem em todas as áreas de conhecimento como profissionais de ponta.

Desenvolver o protagonismo juvenil formando cidadãos transformadores do mundo.

Nossa história

H I S T Ó R I C O

A Escola Estadual "Professor Ernesto Carneiro Santiago" Ensino Fundamental e Médio, integrante da rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, está hoje localizada à Rua Daicy Landy Amaral - nº111 - Vila Satélite, município de Sarzedo.

1921 - Instalada no governo do Dr. Artur Bernardes, a escola recebeu a denominação de Escola Rural Mista de Sarzedo. Funcionava em um prédio com uma sala e demais dependências, tendo como professora Maria Camardelli. Nesta época a Vila de Sarzedo pertencia ao Distrito de Ibirité e este ao Município de Santa Quitéria, hoje Esmeraldas.

1938 - Com a Lei 148, de 17 de dezembro, o distrito de Ibirité, passa a pertencer ao município de Betim.

1954 - O número de habitantes da Vila de Sarzedo crescia e consequentemente a população escolar também aumentava, foram então alugadas três salas de aula e por ato expedido pela Secretaria de Estado da Educação em 30/06/54, a escola foi elevada à categoria de Escolas Reunidas "Professor Ernesto Carneiro Santiago" em homenagem ao Inspetor Regional de Esmeraldas.

1962 - O distrito de Ibirité se emancipa administrativamente e no dia 31 de dezembro é instalado oficialmente o município de Ibirité.

1964 - Era inaugurado um prédio pré-fabricado de estrutura metálica, com quatro salas de aula e demais dependências, em uma área mais centralizada, localizada à Rua Eduardo Cozac, doada ao estado pelo Sr. Fausto D'Moro. Era então governador do Estado de Minas Gerais o Dr. José de Magalhães Pinto.

1971 - O prédio já não comporta mais o número sempre crescente de alunos. O corpo docente, mais colaboradores da comunidade, liberados pela Diretora Nilza Gomes Bergmam, promovem uma campanha e a Quinta sala de aula é construída.

1976 - Mesmo funcionando em regime de três turnos diurnos com 15 classes para atendimento aos alunos de 7 a 14 anos, esgota-se toda capacidade de atendimento à população escolar, e a Diretora solicita urgentes providências no sentido de se construir um novo prédio com 12 salas de aula e demais dependências, para atendimento aos alunos de 1ª à 8ª séries.

1978 - Para efeito de identificação tipológica, o secretário de Estado da Educação de Minas Gerais através do Decreto Nº 19.472 de 17/10/78, classifica a escola em E.E."PROFESSOR ERNESTO CARNEIRO SANTIAGO" Tip.020A, a contar de 01/10/78,publicada no Minas Gerais de 07 de novembro de 1978, página 08 - coluna 02.

1985 - A 24 de fevereiro era inaugurado o prédio novo, construído pela Carpi, com 12 salas e mais dependências. A escola então passaria a atender o 1º Grau completo num processo gradativo com matrícula a 5ª série em 1995.

A comunidade juntamente com o Sr. Prefeito de Ibirité, Dr. Paulo Telles, reivindicaram extensão de série até a 8ª série para os alunos da escola particular "Ginásio Industrial de Petroquímica" de Sarzedo e outros que estavam sem estudar visando assim dar oportunidades a todos de freqüentar uma escola pública.

O Minas Gerais de 09/03/85, publicou autorização do Sr. Secretário Estadual de Educação para extensão de 5ª à 8ª série.

A escola passou então à partir desta data a atender alunos de 1ª à 8ª séries.

1988 - Iniciou o curso de 2ª grau sem habilitação autorizado pelo Decreto Nº 26.620 de 13/03/87, publicado no M.G. de 14/03/87, página 23 - coluna 01 - portaria 1.315.

1994 - O curso de Magistério é solicitado pela comunidade juntamente com a Diretora MARIA JOSÉ DO AMARAL MAIA, e o Colegiado. A autorização foi publicada no M.G. de 18/02/94, página 18 - coluna 02, iniciando em 03 de março de 1994 com uma demanda de 62 alunos.

1995 – O distrito de Sarzedo se emancipa administrativamente e no dia 21 de dezembro é instalada oficialmente o município de Sarzedo.

1998 - Encerra-se o curso de Magistério e a escola atende Ensino Médio de acordo com a Lei 9394/96.

© 2016 por Prof Tim Escola Ernesto.